logo RCN

Dados criminais apresentam queda em 2023 em Santa Catarina

  • Foto: Ricardo Trida / SECOM -

Trabalho conjunto das forças de Segurança, investimentos estaduais e planejamento estratégico resultam em significativa diminuição de ocorrências em 2023

O ano de 2023 foi marcado por uma redução expressiva nos indicadores criminais em Santa Catarina, consolidando o estado como o mais seguro do país. A atuação destacada das forças de Segurança, que englobam a Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar e Polícia Científica, aliada aos investimentos do Governo do Estado, integração policial, planejamentos de inteligência e um conjunto de ações no enfrentamento ao crime foram determinantes para o cenário positivo.

Os dados, compilados pela gerência de estatística e análise criminal da Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP-SC), abrangem o período de 1º de janeiro de 2023 a 31 de dezembro de 2023, comparado ao mesmo intervalo do ano anterior.

Ao longo de 2023, houve notável queda nos índices de diversos crimes. Destacam-se reduções significativas em latrocínios (-52%), roubos (-14,5%), homicídios (-4,2%), feminicídios (-1,8%), furtos (-2,4%) e lesão corporal seguida de morte (-20%). Em relação ao quadro geral de mortes violentas, que inclui homicídios, latrocínios, lesão corporal seguida de morte e confronto policial, a diminuição foi de -1%.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, Sargento Lima, atribui os resultados à competência dos servidores das instituições de segurança do estado. "Atribuo diretamente à competência de cada um dos servidores que compõem o nosso quadro da segurança pública do Estado: os Bombeiros, a Polícia Científica, a Polícia Civil e a Polícia Militar, todos extremamente técnicos, que sabem o que estão fazendo e estão trabalhando motivados", ressalta o secretário.

Para 2024, a meta é manter a criminalidade em queda e fortalecer as ações no estado. O secretário Sargento Lima destaca o compromisso em manter os bons números, com esforços concentrados de todas as instâncias da Segurança Pública e do governador Jorginho Mello.

A análise detalhada também revela quedas nos roubos e furtos a instituições financeiras (-28,9%), roubos e furtos de veículos (-11,5%) e estelionatos (-3,1%). Por outro lado, houve um aumento nos casos de violência doméstica (6,8%) e nas mortes em confronto policial (79,5%), indicando desafios a serem endereçados nas estratégias futuras.


Metade dos municípios sem homicídio

O ano de 2023 apresentou um cenário positivo em Santa Catarina, com 146 municípios do estado celebrando a ausência de ocorrências de homicídio, o que representa 49,5% das cidades catarinenses. O relatório divulgado pela Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP) revela que a taxa de homicídios por 100 mil habitantes alcançou 7,5, registrando a marca mais baixa dos últimos quatro anos em SC.

Dos homicídios contabilizados em 2023, 50,2% ocorreram nos finais de semana, compreendendo o período entre sexta-feira às 18h e segunda-feira às 6h, enquanto 49,8% ocorreram em dias úteis. Outro dado relevante aponta que 54,7% dos homicídios no estado foram registrados durante a noite, enquanto 45,3% ocorreram durante o dia.

A análise detalhada do relatório da SSP destaca que 40,4% dos homicídios tiveram como cenário a via pública, enquanto 38,5% ocorreram em residências. Quanto aos meios empregados, 40,4% dos casos utilizaram arma de fogo, e em 32,5% das ocorrências, a arma branca foi empregada.

O secretário de Estado da Segurança Pública de Santa Catarina, ao comentar os resultados, ressalta os avanços e a importância de políticas públicas eficazes no enfrentamento à violência. "Os números apresentados refletem o esforço conjunto das forças de segurança e indicam a eficácia das ações preventivas e repressivas no estado", destaca o secretário.


Região Norte do Estado registra queda de 44% nos roubos

Conforme dados do 5º Comando Regional de Polícia Militar, com sede em Joinville e em sua área de abrangência, o número de roubos em geral diminuiu 44% em relação ao mesmo período de 2022, o de furtos caiu 13% e o número de homicídios reduziu 11%.

Vice-governadora Marilisa Boehm se junta à campanha contra o assédio à mulher no mercado imobiliário Anterior

Vice-governadora Marilisa Boehm se junta à campanha contra o assédio à mulher no mercado imobiliário

Lula sanciona lei que criminaliza bullying e cyberbullying Próximo

Lula sanciona lei que criminaliza bullying e cyberbullying

Deixe seu comentário